Sobre ir ou ficar

A dúvida do que seria melhor pra nossa vida quando surgiu uma oportunidade que não esperávamos, em um país que nunca imaginamos morar. É o que sentimos quando a ideia de vir pra China apareceu na nossa vida, um país tão distante do Brasil com uma cultura milenar tão diferente da nossa e de tudo que somos acostumados. Mas diante disso só podíamos dar duas respostas, dizer não e continuar com a vida que tínhamos construído no Brasil ou falar sim e conhecer lugares, cultura e um novo idioma (nem que seja só o super básico do mandarim).
Mais a experiência de morar fora do país, que nenhum de nós tínhamos experimentado antes e de uma coisa tenho certeza absoluta, se me adapto a viver na China, no futuro, posso me adaptar em qualquer outro lugar do mundo. Assim a gente vai se testando, se conhecendo melhor e sabendo o quanto somos adaptáveis, que podemos abrir mão de coisas que antes achava que não podia viver sem.

_MG_0376
Quando chegamos na nova cidade, Baoding

Como todas as escolhas tem seu lado negativo, essa não é diferente, a saudade de tudo e todos que ficaram no Brasil sempre aperta e a gente tem que aprender a melhor forma de controlar as coisas do coração. A poluição na China é conhecida mundialmente e é uma das minhas grandes preocupações e a internet é bloqueada em todo país, só conseguimos acessar Google, emails, Facebook, Instagram e vários outros sites através de um VNP, e é graças à ele estou escrevendo aqui no blog (se você pretende vir pra China, baixe o VPN antes de chegar aqui). Na cidade que moramos pouquíssimas pessoas falam inglês e vamos nos virando do melhor jeito que conseguimos, coisas simples como pedir comida no restaurante, pedir se um sapato ou roupa tem o determinado tamanho, saber o preço de algum produto ou comprar um remédio se torna algo difícil e as vezes bem mais complicado do que se pode imaginar! Logo que chegamos compramos um celular e um plano de celular só por intermédio do Google Tradutor, que aliás, tive que mudar o plano depois, pois o primeiro não me atendia, mas é tentando que vamos nos virando por aqui.

_MG_0347
Saindo do aeroporto de Beijing à caminho de Baoding

Enfim, se alguém está pensando em mudar de vida ou de país, vai com coragem, não fique comparando o que você tinha antes com o que tem agora, pois abrir mão faz parte das nossas escolhas, vai com pensamento positivo e só vai se você realmente acredita que é o melhor caminho, mesmo que no futuro você perceba que não era o melhor, mas, se serve de consolo, depois você vai ter uma resposta e não uma dúvida.

E vá com a mente e o coração abertos porque nunca é fácil, nem no Brasil, nem na China e nem em qualquer mudança que estamos dispostos a fazer!

Obs.: A primeira foto foi tirada quando estávamos vindo pra China, passando por cima da Cordilheira do Himalaia.

Um comentário em “Sobre ir ou ficar

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: