Pequim | Cidade Proibida

A Cidade Proibida, Forbidden City (em inglês) foi o palácio imperial da China até 1911 e hoje é um dos pontos turísticos mais importantes de Pequim, a capital do país.

Cidade Proibida
Frente da Cidade Proibida

Foi a residência dos Imperadores da China durante 500 anos e tem esse nome porque somente o Imperador, sua família e seus empregados tinham permissão para entrar no complexo de prédios que formam a cidade. A partir dos anos 50 foi aberto ao público e ironicamente, hoje, a Cidade Proibida recebe milhares de visitantes por dia.

Cidade Proibida
Entrada da Cidade Proibida

A cidade é enorme, é um passeio que caminhamos bastante então vá com roupas e sapatos confortáveis! Nós fomos no verão, em um dia que estava muito quente e devido a construção da cidade, lá dentro parecia muito mais. É bom levar um lanche, mas você vai encontrar lojinhas de souvenirs (com preços para turistas) e outras que vendem bebidas ou lanchinhos, geralmente snacks chineses, um pouco diferente do que somos acostumados, mas é legal provar.

Cidade Proibida1
A Cidade Proibida dentro de seus muros e Pequim ao fundo

A Cidade Proibida fica na região central de Pequim, é fácil chegar lá de metrô e é próxima a outros pontos turísticos, como a Praça da Paz Celestial e Qian Men Street, que ficam ao sul e o Parque Jingshan ao norte (vou falar mais sobre ele abaixo).

Cidade Proibida det
As estatuetas do telhado da Galeria da Harmonia Suprema

A cidade foi construída segundo o Feng Shui, a arquitetura tem detalhes minuciosos e cada um deles uma simbologia dentro das crenças chinesas. O número de estatuetas representa o poder e a importância de cada edifício, e cada animal representado também tem seu significado específico. A Galeria da Harmonia Suprema é o único edifício que tem 10 estatuetas pois é o principal templo da cidade, onde eram realizadas as cerimônias mais importantes.

Amarelo é a cor do imperador, assim todos os prédios tem telhados amarelos, com excessão da biblioteca no Pavilhão da Profundidade Literária que tem telhas pretas porque o preto está associado com a água e, assim, com a prevenção de incêndios e as residências do Príncipe Imperial que possuem telhas verdes porque o verde está associado com a madeira e, desta forma, com o crescimento.

Cidade Proibida park
Cidade Proibida e o Parque Jingshan ao fundo

O Parque Jingshan é uma colina artificial que fica logo na saída da Cidade Proibida e lá de cima tem a vista da Cidade inteira (a primeira imagem desse post). Se você ainda tiver fôlego para mais um passeio, recomendo subir a colina pra ver a dimensão que é a cidade toda com seus 720.000 metros quadrados! Pra chegar no Parque é só atravessar a rua na saída da Cidade Proibida.

Cidade Proibida2
Cidade Proibida | Entrada do Parque Jingshan

E para quem gosta de filmes, história e arquitetura: O filme O Último Imperador, de 1987, foi filmado na Cidade Proibida e conta a história Pu Yi, o último imperador da China.

SalvarSalvarSalvarSalvarSalvarSalvar

Um comentário em “Pequim | Cidade Proibida

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: