Um ano morando na China

Nesse tempo morando na China descobrimos e aprendemos muitas coisas, e como em qualquer lugar vivemos experiências boas e experiências ruins, mas morar fora do seu país de origem dá a impressão que todas essas experiências, principalmente as ruins, tem seu peso triplicado. Em alguns momentos senti vontade de fazer as malas e correr de volta para o Brasil, mas aprendi que é preciso ter paciência e persistência, e também, que é bom lembrar todos os dias dos nossos objetivos aqui. Em um ano cobrei muita coisa de mim mesma, me senti estagnada profissionalmente, mas voltei a fazer coisas que sempre gostei e que antes não tinha tempo pra me dedicar, e agora tenho uma rotina semanal fazendo coisas que eu realmente gosto. Em um ano viajamos bastante pela China e conhecemos outros países, porém em diversos dias nesse ano evitei sair de casa por causa da poluição na cidade que moramos. Conhecemos novas pessoas aqui e formamos uma comunidade de brasileiros com quem podemos contar sempre que precisamos, mas ainda não voltamos para o Brasil. A saudade está cada vez maior e já perdemos diversos momentos dos amigos e da família, dos mais difíceis e aos mais especiais em que desejei estar lá no Brasil para dar um abraço de conforto ou de felicidade, aqui também passamos por momentos difíceis e momentos de alegria que gostaria muito de um abraço das pessoas queridas que eu sinto tanta saudades.

DCIM100GOPROGOPR0213.JPG

Nesse ano descobri em proporção de tamanho, o que é imenso e gigante, todas as ruas, as construções e os prédios são imponentes, enormes e tem iluminação pra brilhar aos olhos à noite! Descobri também o que é multidão e morar no país mais populoso do mundo me deu outra visão do ‘cada um por si’, por outro lado, há um ano não sinto medo de sair na rua à noite ou sair sozinha, me sinto segura em um país que não tem assaltos e nem violência. Em um ano ainda derrubo a comida comendo com os palitinhos, mas já estou bem melhor do que no inicio da vida aqui. Um ano e eu não falo mandarim e sou totalmente analfabeta na língua local, mas consigo me comunicar entre algumas palavras básicas, números e pouquíssimas frases, e nesse tempo descobri o quanto é difícil se comunicar nessa língua tonal que as vezes até os próprios chineses não se entendem. Aprendi também, que o que é educação e bom senso pra mim pode não ser para o outro, que foi criado em um lugar e em uma cultura diferente, e como estou no país dele tenho que tentar entender e respeitar, uma hora adoro os chineses com seus costumes e sua cultura, e no instante seguinte tenho total aversão.

china3

Todo lugar do mundo tem suas vantagens e desvantagens, mas acho que o maior desafio é aprender a lidar com elas e com nossos sentimentos, principalmente em relação às desvantagens. Com sentimentos intensos e contrários a gente vai vivendo na China, perdendo momentos no Brasil mas ganhando outros por aqui.

SalvarSalvar

6 comentários em “Um ano morando na China

Adicione o seu

  1. Parabéns a vocês Marcela por essa experiência ímpar! Posso imaginar um pouco do que vocês estão passando, de difícil e de maravilhoso, e a imensa saudade que vocês e os familiares estão sentindo! Você escreve muito bem! Parabéns! Estou aqui na torcida para que vocês tirem o máximo proveito dessa experiência e sejam muito felizes!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: