Bali | Planejando a Viagem

Bali é uma das milhares ilhas da Indonésia, país que tem o maior arquipélago do mundo, compreendendo no total 17 508 ilhas. Sua capital é Jacarta, mas nosso destino foi para um dos mais turísticos do país com atrações para todos os gostos, dá pra encontrar mar calmo pra relaxar, mar com muitas ondas para surfar, montanhas, vulcões, templos e espiritualidade.

mapa

Chegamos em Bali pelo seu principal aeroporto, localizado ao sul de Denpasar, o Aeroporto Internacional de Ngurah Rai. Nosso plano inicial era passarmos uns dias em Nusa Lembongan, uma ilha próxima de Bali que é conhecida pelo mar calmo, pontos de snorkeling e mergulho, e que só dá para chegar lá de barco, os outros dias voltaríamos para Bali e passaríamos em Ubud na região central da ilha. Porém enquanto estávamos no aeroporto de Pequim esperando para fazer o check-in, recebemos um e-mail do hotel de Nusa dizendo que o mar estava com muitas ondas devido à um swell e todos os barcos que iam para lá não podiam fazer a travessia e assim, não conseguiríamos chegar na ilha. Se o mar manda a gente não ir, só temos que obedecer né? Assim, mudamos nosso roteiro no aeroporto mesmo, e ficamos somente na ilha de Bali, nos hospedamos em Nusa Dua, localizada no sul da ilha e em Ubud, que já estava em nossos planos iniciais.

templos
Templo Lempuyang

Assim como outros destinos no sudeste asiático, Bali é quente e tem um clima agradável todo o ano, porém tem uma estação chuvosa e outra seca, a estação chuvosa vai de novembro a abril e a seca vai de maio a outubro, sendo a melhor época para visita-lá e também são os meses de alta temporada. Fomos no final de julho e não pegamos nenhuma chuva lá.

montagung
Final de tarde em Nusa Dua com vista para o ponto mais alto da ilha, o Vulcão Agung

A moeda do país é a Rupia indonésia e é muito barata comparando com nosso Real. A lingua oficial do país é o bahasa Indonesia, literalmente “língua indonésia”, porém tem seus dialetos e em Bali falam balinês, assim como no norte de Nusa Penida, oeste de Lombok e leste de Java. Mas Bali está bem preparada para receber turistas, todas pessoas que encontramos no nosso caminho falavam inglês e também vimos guias balineses falando outras línguas como francês, alemão, mandarim e japonês. Os balineses são receptivos, amigáveis e tem uma energia muito boa.

balineses
Pequena dançarina que encontramos em um dos templos

A Indonésia é um país predominante islâmico, mas em Bali a grande maioria da população segue a religião Bali-Hinduísmo, que é baseada no hinduísmo, mas inclui antigas crenças da tradição de Bali e de Java. Os bali-hindus cultivam o espírito da natureza incluindo montanhas, árvores centenárias e animais, como os macacos, que são considerados sagrados e tem muitos em todo os lugares. Honram os espíritos dos antepassados que eles acreditam que venham visitá-los, e suas cerimônias incluem danças e encenações dramáticas.  Bali tem milhares de templos hindu e é conhecida como a Ilha dos Deuses ou Ilha dos Mil Templos.

Templo das águas
Templo das águas

O arroz é a base da alimentação dos indonésios e suas plantações são um dos principais pontos turísticos de Bali, que tem lindas plantações e os terraços de arroz espalhados pela ilha, principalmente na região central. Também fazem parte da sua culinária, os vegetais e frutas, frutos do mar e carnes como porco, frango e pato.

arroz2
Plantações de Arroz

Café é uma bebida importante do país, tem diversos tipos mas o mais famoso é o Kopi Luwak, a produção limitada dos grãos é motivo para sua raridade e seu alto preço, que é considerado o café mais caro do mundo. Ele é produzido com grãos de café extraídos das fezes do Luwak, um mamífero que escolhe somente os melhores frutos do café para comer e a passagem desse grão pelo seu sistema digestivo é que dá o sabor e o cheiro diferenciado. Ah! Esse é o café que o personagem do Jack Nicholson toma no filme ‘The Bucket List’, de 2007.

cafe

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: