Japão | Primavera e Cerejeiras

A primavera é a época do ano em que milhares de turistas vão até o Japão para ver um dos espetáculos mais lindos do país: o Cherry Blossom ou a floração das cerejeiras. Nós chegamos no final da temporada desse ano, fomos no segundo semestre de abril de 2019 e achei que nem íamos conseguir ver as sakuras (flor de cerejeira em japonês) mas, pra nossa sorte elas ainda estavam abertas colorindo as cidades em tons que iam de rosas à branco.

cerejeiras2
No templo Kiyomizu-dera em Kyoto

Para os japoneses o Hanami (contemplar ou apreciar a sakurarepresenta o fim de um ciclo e o começo de um novo, é um símbolo de renovação e mudanças. A temporada das cerejeiras no Japão é um espetáculo que não tem uma data específica para ocorrer, mas geralmente acontece entre os meses de março e abril. As árvores não florescem todas ao mesmo tempo, vai acontecendo em diferentes cidades do sul até o norte do país.

cerejeiras5
Passeio de Barco em Chidorigafuchi – Tokyo

cerejeiras4

Nosso roteiro foi nas cidades de Tokyo, Kyoto e o Lago Kawaguchiko, e em cada cidade vimos as sakuras em diferentes momentos da floração, enquanto em Tokyo elas estavam caindo e teve até chuva de pétalas de flores sendo levadas pelo vento, no Lago Kawaguchiko as árvores estavam mais cheias e rosas.

cerejeiras3
Tokyo

Existem mais de 100 espécies diferentes de sakuras espalhadas pelo Japão, elas florescem e logo as flores vão caindo até desaparecer. Esse processo dura apenas poucas semanas, fazendo desse um momento especial e único, tanto para os japoneses quanto pra quem visita o país nessa época.

cerejeiras
Chureito Pagoda com as cerejeiras

Tem as previsões de quando será a época das sakuras de cada ano, mas ninguém sabe ao certo quando as flores vão resolver florescer. Segundo as previsões que pesquisei antes da nossa viagem não ia dar tempo de vê-las, mas esse ano elas resolveram atrasar um pouquinho. Arigatō Sakura!

fuji2
Monte Fuji com as cerejeiras no Lago Kawaguchiko

Programar a viagem para o Japão nessa época pode ser um pouco frustrante, as sakuras não podem ser o principal motivo da viagem e sim um bônus dela. Aqui na China também tem muitas cerejeiras, na cidade que moramos tem cerejeiras por todos os lados e é a época mais linda do ano.

cerejeiras1
Cerejeiras na beira do Lago Kawaguchiko

Fotografia: Artur de Melo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: