Bento Gonçalves | Pontos Turísticos

O turismo em Bento Gonçalves está ligado à produção do vinho, o enoturismo é o principal atrativo da cidade e a maioria das vinícolas tem as portas abertas para visitação. Conhecer essa região é ver de perto o legado histórico, cultural e gastronômico que foi deixado pelos imigrantes italianos.

spadovinho
Spa do Vinho
  • Vale dos Vinhedos: A maioria das vinícolas está concentrada nessa região, ela é recortada por estradinhas cheias de curvas e através delas é possível ver a paisagem do Vale com seus parreirais, vinícolas, construções antigas, capelas, restaurantes e hotéis. A maior parte do Vale dos Vinhedos pertence a Bento Gonçalves, mas ele se entende até Monte Belo do Sul e Garibaldi, cidades vizinhas e também produtoras de vinhos e espumantes.

www.valedosvinhedos.com.br/ 

miolo
Vinícola Miolo
  • Caminhos de Pedra: O caminho passa por diversas casas antigas, feitas de pedra ou madeira ainda da época que os imigrantes italianos foram para lá. Tem pousadas, vinícolas e restaurantes e os pontos de visitação como a Parque da Ovelha, Casa das Massas e Artesanato, Casa da Erva Mate, Casa das Cucas entre outras. Nessas casas é possível visitá-las, ver como o produto é feito e comprar produtos fabricados na região como queijos, doces, geléias, biscoitos, massas, erva mate entre outros.

www.caminhosdepedra.org.br 

casaervamate
Casa da Erva Mate
casa das cucas
Casa das Cucas
  • Maria Fumaça: O passeio na locomotiva a vapor sai de Bento Gonçalves e leva os visitantes até a cidade de Carlos Barbosa, com parada em Garibaldi. O percurso de 23 Km conta com apresentações artísticas de música italiana, gaúcha e degustações de vinho, espumante e suco de uva.

https://www.giordaniturismo.com.br/mariafumaca/ 

maria fumaca
Maria Fumaça (Imagem do site Giordani Turismo)
maria fumaca2
Maria Fumaça (Imagem do site Giordani Turismo)
  • Experiências sazonais: Acontecem alguns eventos em determinadas épocas do ano e a dica aqui é pesquisar se tem algum deles acontecendo no período que estiver por lá. Ir para os parreirais e colher a uva direto do pé no período de colheita da uva, a pisa da uva ou fazer um piquenique ao ar livre em edredons com almofadas, em algumas vinícolas o piquenique acontece embaixo dos parreirais. Outro evento que acontece em alguns finais de semana é o Wine Garden da Vinícola Miolo.
uvas
Colheita de uvas
comer uva
Parreirais carregados de uva em fevereiro
wine garden
Wine Garden na Vinícola Miolo
picnic
Picnic na Casa das Cucas

Fotos: Artur de Melo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: