Pequim | Comida Chinesa

A comida chinesa é muito diferente do que somos acostumados, seus temperos, pimentas, contraste das cores, aromas e sabores de cada prato. A gastronomia é baseada no yin e yan: os contrários se complementam e se equilibram, assim, é comum a mistura de pratos doces e salgados, picantes e agridoces, quentes e frios.

Escrevi esse post baseada nas minhas experiências aqui, na região norte da China, que assim como o Brasil, é enorme e tem uma culinária diferente em cada região do país.

  • Comida chinesa: Além dos nossos conhecidos rolinho primavera, frango xadrez, arroz frito e noodles, a culinária chinesa é muito diversificada. Nos restaurantes tradicionais não há pratos individuais, pedimos uma combinação de pratos para serem divididos, porque os chineses costumam comer dividindo os pratos e geralmente, se estão em diversas pessoas, comem em mesas redondas com o centro giratório, para ficar mais fácil chegar até a comida. As comidas mais comuns são arroz, omeletes, legumes, peixes e frutos do mar, carne de porco ou frango, e a carne de gado é consumida em menos quantidade. Os legumes e vegetais geralmente não são frios e sim, cozidos, refogados ou no vapor com molhos e temperos, e a sobremesa geralmente são frutas.
mesa chinesa
Mesa com dumplings, arroz frito no centro, no topo é um prato de couve flor e na direita cogumelos com carne de porco
  • Dumplings: Aquele mesmo que o Po, personagem do Kong Fu Panda adora! São pãozinhos recheados, os salgados geralmente tem recheio de porco, camarão, cogumelos, ovos e legumes e os doces quase sempre são com recheio de feijão doce, que é um doce bem tradicional por aqui. Tem diversas opções de dumplings, cozidos no vapor ou fritos, com massa mais fina em formato de meia lua (Jiao Zi 饺子) e com massa mais grossa e formato de pãozinho redondo (Bao Zi 包子).

dumpling.jpg

dumpling2.jpg

  • Pato de Pequim: O pato assado de Pequim ou pato laqueado, é um dos pratos mais famosos da culinária chinesa e como o nome já diz,  principalmente na cidade de Pequim. Ele é assado no forno e pincelado diversas vezes com uma mistura de xarope de mel e molhos chineses, assim a pele fica crocante e dourada. É servido acompanhado de uma panqueca bem fina, salsão e um molho, o chef trás o pato na mesa e vai cortando em tiras bem finas, depois montamos nossa panqueca com a carne do pato, o molho e o salsão, enrola-se com as mãos mesmo e ai é só aproveitar!

pato de pequim

pato de pequim2.jpg

  • Comida de rua: Espetinhos, frituras e comidas exóticas também! Na rua turística de comida de rua se encontrava de tudo, como escorpião, aranhas, cavalo marinho e por ai vai.. Faz um tempo que não vou lá, mas esse tipo de comida foi proibida há algum tempo atrás e sobrou as opções para os mais convencionais como camarões, siri, batata frita, dumplings, diversas frutas com calda doce, o bubble waffle, um sorvete servido em um cone de waffle quentinho com calda por cima.

comida rua.jpg

escorpiao rua
Escorpiões na Wangfujing Street
  • Chás e bebidas: Não tem como falar da China sem falar nos seus chás, aqui tem uma infinidade de opções para todos os gostos, para quem gosta recomendo fazer a Cerimônia do Chá nas casas de chás, onde vamos provando vários tipos e aprendendo mais sobre cada um deles. Ah! Nos restaurantes e em qualquer lugar, os chineses sempre oferecem um copo de água, é estranho pra nós que não somos acostumados, mas essa água vem quente porque segundo a medicina chinesa temos que ingerir líquidos na temperatura do nosso corpo e não inferior. Então, quando quiser alguma bebida gelada precisa pedir, pois eles servem tudo na temperatura ambiente.

cerimonia cha

cerimonia cha2.jpg

cerimonia cha3

Fotografias: Artur de Melo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: